Páginas

segunda-feira, 13 de agosto de 2012

Unhas: dicas para mantê-las sempre bonitas e saudáveis

1) Mantenha mãos e unhas hidratadas
 
Este é o principal hábito para prevenir problemas nas unhas. Segundo Cibele, a hidratação contínua, além de combater o ressecamento de toda a região, evita descamação, manchas brancas, lasquinhas e machucados nos cantos das unhas. “O mercado já oferece opções de hidratantes específicos para unhas e cutículas, inclusive. Não custa nada andar com um potinho na bolsa”, diz Cibele.

A dermatologista recomenda ainda dar um intervalo de pelo menos 12 horas entre um esmalte e outro para poder trabalhar a hidratação das unhas. “Sem nada, as unhas absorvem melhor os hidratantes”, explica a profissional.
 
2) Cuide bem das cutículas
 
É bom evitar ao máximo o uso de alicates de cutícula. “Só em caso de muita necessidade. Pode até tirar o excesso, mas traumatizar demais a região faz com que a lâmina da unha fique irregular, além de enfraquecida”, diz Cibele, que, para reduzir a necessidade do alicate, indica hidratantes específicos que diminuem o tamanho da cutícula.
  • 3) Não dispense a base antes de esmaltar
     
    Além de deixar o resultado final mais bonito e brilhante, uma base de qualidade é essencial para proteger e evitar o amarelamento das unhas. Isso porque os esmaltes de tons mais escuros provocam a penetração de pigmento nas unhas, modificando sua coloração.

    Cibele recomenda o uso de bases fortalecedoras que, além de proteger, ainda dão uma ajudinha na nutrição das unhas.
  • 4) Corte as unhas no formato ideal
     
    As regrinhas são simples: unhas dos pés não devem ser cortadas no canto e o formato deve ser quadrado para evitar o encravamento. Já as das mãos pedem formato arredondado para evitar que enrosque em tecidos ou quebre nos cantinhos.
  • 5) Fique atento a alterações nas unhas e evite umidade
     
    Quando perceber algum sinal de descolamento, manchas brancas ou descamação nas unhas, Cibele recomenda procurar imediatamente um dermatologista, porque você pode estar com alguma micose na região.

    Outra dica para evitar micoses é não submeter as unhas a contato excessivo com umidade (atividades com água, por exemplo) e nem andar descalço em ambientes como saunas ou vestiários compartilhados.
  • Nenhum comentário:

    Postar um comentário